Paralisia do Sono

Já ouviu falar em “paralisia do sono”? É um fenômeno muito comum para algumas pessoas mas completamente estanho para outras.

Algumas pessoas relatam que, às vezes, sofrem uma paralisia corporal ao se deitarem para dormir. Afirmam que, deitadas, perdem os movimentos e a capacidade de falar, ficando com o corpo pesado e “duro”, preso à cama. Então, afirmam ouvir vozes, escutar passos, vêem estranhas cenas ou pessoas e de desesperam.
Como nossa cultura não é, infelizmente, amadurecida no campo onírico e nem tampouco para o contato com o mundo do inconsciente, não somos preparados para experiências desta natureza. Como resultado, não sabemos o que fazer quando caímos na paralisia do sono, sendo tomados pelo medo.

Alguns experimentam intenso terror, supondo que estão enlouquecendo ou prestes a morrer. Outros, supersticiosos, crêem que o “diabo” os persegue e até que os sufoca.

O pesadelo, por Henry Fuseli (1781), uma das representações da paralisia do sono na cultura popular.

O medo se deve ao desconhecimento. Na verdade, a paralisia do sono é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer.

Fisiologicamente, ela é diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do sono REM, a qual é conhecida como atonia REM. A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste. Isto deixa a pessoa perfeitamente consciente, mas incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas.

Com frequência, a paralisia do sono é vista pela pessoa afligida como nada mais do que um sonho. Isto explica muitos relatos de sonhos nos quais as pessoas se vêem deitadas na cama e incapazes de se mover. As alucinações que podem acompanhar a paralisia do sono tornam mais provável que as pessoas que sofram do problema acreditem que tudo não passou de um sonho, já que objetos completamente fantasiosos podem aparecer no quarto em meio a objetos normais. Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas.

Os sintomas da paralisia do sono incluem:

Paralisia: ela ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar, e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração. Esta paralisia é a mesma que acontece quando uma pessoa sonha. O cérebro paralisa os músculos para prevenir possíveis lesões, já que algumas partes do corpo podem se mover durante o sonho. Se uma pessoa acorda repentinamente, o cérebro pode pensar que ela ainda está dormindo, e manter a paralisia.

Percepções: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode sentir presenças atrás dela ou pode ouvir sons estranhos. As percepções parecem-se muito com sonhos, possivelmente fazendo a pessoa pensar que ainda está sonhando. Algumas pessoas relatam sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o. Há também pessoas que relatam terem saído do corpo, ou até "flutuar". Em projeciologia, este fenômeno natural é chamado de catalepsia projetiva, que são os momentos que precedem ou sucedem a projeção da consciência. Normalmente estamos inconsciêntes durante a projeção da consciência que ocorre durante o sono do corpo físico, mas alterações no padrão de sono, ou exercícios metódicos podem despertar a lucidez e trazer domínio da projeção da consciência.

Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas.

A paralisia do sono acontece durante o período de sono REM, prevenindo assim movimentos corporais durante um sonho. Muito pouco se sabe sobre a fisiologia da paralisia do sono. Entretanto, já foi sugerido que ela pode estar relacionada à inibição pós-sináptica de neurônios motores na ponte do tronco cerebral. Particularmente, níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em atividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos.

Vários estudos concluíram que a maioria das pessoas experimentará a paralisia do sono pelo menos uma ou duas vezes em suas vidas.

Muitas pessoas que freqüentemente passam pela paralisia do sono também sofrem de narcolepsia. Alguns estudos sugerem que existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem:

  • A indução consciente da paralisia do sono também é uma técnica comum para entrar em um estado de sonho lúcido ou projeção da consciência.
  • Dormir de barriga para cima
  • Agenda de sono irregular; cochilos; privação de sono
  • Estresse elevado
  • Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém
  • Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio.
  • Sono induzido através de medicamentos, como anti-histaminas
Tenha bons sonhos, se puder...

Comentários

  1. é a coisa mais horrível que eu já senti, essa semana aconteceu duas vezes em uma noite, isso da um panico, e, pra mim, meu corpo fica parado, eu só consigo respirar, mexer olhos e os dedos e mexer a boca para falar, mas o som da voz não sai.
    uma das vezes eu vi uma menina loira atras de mim, foi a pior de todas as vezes.
    nem lembro mais quantas vezes isso já aconteceu comigo, e sempre que acontece, antes de dormir eu tenho uma sensação ruim, como se fosse um precentimento, mas o sono fica muito forte e não tem como continuar acordado.
    deve ter alguém pensando coisas do tipo "tomara que aconteça comigo só pra experimentar", ou "deve ser legal e diferente estar acordado com o corpo imóvel", mas é muito ruim.
    a pior sensação da minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja aconteceu cmg algumas vezes nao exatamente nessas descrições mais parecidas e das ultimas vezes mesmo com muito medo procurei controlar minha respiração e pensar em coisas boas as vezes o medo fala mais alto mais eu icisto me manter calma e acabo dormindo que nem vejo no outro dia ja acordo aliviada e procuro reza e esquecer !

      Excluir
  2. tenho isso isso as vezes ate tento fala com asa pessoas q eu vejo mais , as vozes si cofundem i eu não consigo entende nada

    ResponderExcluir
  3. Cara, vcs naum tão ligado, eu naum tinha nem ideia do q era isso, nem sabia q exitia um estudo sobre. Eu tenho essa parada e é o inferno dentro do quarto. Acontece mais ou menos a cada 6 meses. Eu durmo, entao em certo momento da noite eu acordo, estou acordado, mas naum consigo abrir os olhos, não consigo mexer nenhum musculo mas posso ouvir e sentir as coisas ao meu redor. Já ouvi passos, já ouvi vozes querendo conversar, já percebi que tinha alguem perto e já senti o toque de alguém ou de alguma coisa no meu corpo. E acreditem ou não, já até tive uma ejaculação, tive a sensação de que havia um mulher sentada em cima de meu corpo e eu podia senti-la, igual na ilustração ae da mulher/enfermeira/demonio. Nunca consegui entender isso pq sempre entro em desespero e pânico quando isso acontece, mas da próxima vez, vou tentar ficar calmo e nalisar a situação!

    ResponderExcluir
  4. isso ja aconteseu 3 vezes cmg uma das vezes eu abri o olho mas n movia nada do meu corpo n falava vi uma pessoa ou algo agachado perto da minha cama eu apavorei tentava gritar me mover mais n conseguia foi muito assustador ate hoje n sei oq era aki mais eu fiquei muito assustado

    ResponderExcluir
  5. Caraho, publiquei ma postagem igualzinha no meu blog.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite noite, isso que vcs relataram acontece comigo desde quando me entendo por gente, as vezes com frequência. Existe algum tratamento pra isso?

    ResponderExcluir
  7. Comigo me aconteceu de acordar de barriga para baixo de um sonho (eu acho que era sonho), em que estava sonhando que tinha um demónio em cima de mim e quando acordei eu senti o peso nas minhas costas e não me consegui mover! Foi muito assustador :s

    ResponderExcluir
  8. sirlene...ja aconteceu muitas vzs comogo,mas nunca vi ou ssent nada de estranho tipo algum espirito,só essa sensaçao ruim de peso sobre o corpo,nw poder me mover,nw ter voz,tentava chamer minha irma q dormia ao meu lado e nw conseguia,tev uma época q era muito frequent,atede dia deitada no sofa vendo tv me dava,tinha medo de dormir a noit,ja faz tempo q nw tenho isso,as vezes sinto,meu corpo fikndo estranhoimediatament me movimento ai passa,mas é muito estranho,nw achei nada q esplicasse direito isso,ja achei na doutrina espirita,algo como o espirito q esta querendo sair do corpo,mas acaba havendo um conflito entre corpo ment e espirito,e esse peso q sentimos eo peso do nosso propio corpoé confuso muito confuso...

    ResponderExcluir
  9. isso chama-se catalepsia,e o que vocês estão relatando é o efeito: a letargia. tive várias vezes e foi realmente horrível, depende da mente de cada um, se for relax, terá uma "viagem" relax, mas no meu caso, vi demônios, flutuei até a porta, e ví um elefante com uma casa nas costas sugando lixo pela tromba, mas as montanhas de lixo...eram pessoas agonizando. mas um dia eu estava tendo uma das ruins, quando parei debaixo da cama, e pernas passeavam pelo quarto, quando tive coragem de sair dali, de de cara comigo mesmo num espelho quebrado, eu estava com o pescoço degolado. depois disso até hoje não tive mais.

    ResponderExcluir
  10. Ja perdi a conta de quantas vezes isso aconteceu comigo,teve uma época que durante uma semana que chegava acontecer 3 a 4 vezes por dia, algumas acontecia quando eu estava acordado tinha que correr para a cama e me deitar e esperar o pior,sentia que saia do meu corpo e via demônios dizendo que iria me matar,ate que um dia quando isto acontecia comigo eu vi os meus avos paternos que já haviam falecidos.E eles me falaram para eu manter a calma e rezar o pai nosso,hoje isto acontece comigo 1 ou 2 vezes no ano mais quando começá eu rezo o pai nosso e volto ao normal.

    ResponderExcluir
  11. ja aconteceu comigo e todas as vezes eu rezei e passou logo. outras vezes minha respiração ficava ofegante dai meu namorado me cutucava e passava pois eu ja tinha deixado ele alertado

    ResponderExcluir
  12. Quando aconteceu comigo orava um pai nosso.... sempre na metade da oracao o efeito passava.... a sensacao de adrenalina no corpo é muito forte e incomoda.... Hoje sou ateu mas o que passei nao tenho explicacao... orei o pai nosso pois uma historia que meu pai contava relatos parecidos...

    ResponderExcluir
  13. Até ler essa matéria eu acreditava que eu tinha tido um encontro com o "capeta" de tão ruim que foi a sensação. Evitei comentar. Mas só uma vez aconteceu comigo. Rezei e fui me acalmando até que "voltei" prá cama pois eu me vi no teto do meu quarto toda torta e algo sobre meu corpo que tomou a minha forma. Espero nunca mais ter essa tal Paralisia do Sono.

    ResponderExcluir
  14. Uma vez quando eu era pequena,cerca de 7 anos,eu vi uma imagem de meu pai e minha mãe de pés em frente a minha cama e depois aparecia um fantasma atrás deles,eu tentava gritar,mas nada saía,então a imagem deles ficava destorcida.
    Gostei muito dessa informação,e apesar de ter sido horrível eu queria muito ter outra paralisia do sono

    ResponderExcluir
  15. pow eu tenho isso direto desde pequena é horrivel , eu ñ sabia que era isso eu pensava que estava morrendo e que estava indo pro inferno, e quando isso acontece meu corpo fica paralisado eu ñ consigo abri os olhos e meus batimentos cardiaco ficam acelerados ,eu tento me manter cordada mais ñ consigo é algo muito forte ,ouso muitos barulhos ,vozes e vejo um monte de coisas horriveis , queria saber alguma coisa pra para com isso ñ aguento mais ter isso tenho medo que acabar morrendo mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Pior de tudo é quando meu braço está embaixo de mim, aí pronto não consigo mexer nada, e meu braço começa a doer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Uma breve mensagem dos nossos patrocinadores

TORNE-SE UM GUITARRISTA INCRÍVEL EM POUCO TEMPO EM UM CURSO 100% ONLINE

Se você é apaixonadx por Rock N' Roll, ou sempre quis aprender a tocar guitarra, essa é a sua chance de se tornar um grande guitarrista em pouco tempo nesse curso que é 100% online!

Você pode estudar no conforto da sua casa, fazer o seu horário de estudos, sem preocupação, e o que é melhor, por um preço que cabe no seu bolso.

Bom demais pra ser verdade? Acredite, pois aqui no Doce Psicose é possível!

Torne-se o novo Jimmy Hendrix com esse curso sensacional clicando aqui!