Roleta Russa

 

Roleta russa é um jogo de azar onde os participantes colocam uma bala — tipicamente apenas uma — em uma das câmaras de um revólver. O tambor do revólver é girado e fechado, de modo que a localização da bala é desconhecida. Os participantes apontam a arma para suas cabeças e atiram, correndo o risco da provável morte caso a bala esteja na câmara engatilhada.

O jogo foi retratado no filme The Deer Hunter, de 1978, como uma forma de aposta, mas a extensão de tal aposta na vida real é desconhecida. O jogo também foi retratado no filme One Eight Seven, de 1997. O jogo foi satirizado em um filme da série American Pie, quando os Betas (estudantes apaixonados por sexo, mulheres e baladas) e os Nerds, apostaram uma roleta russa, substituindo a bala por esperma de cavalo. O roleta presente no nome deste jogo é uma referência ao real jogo de roleta, um vez que este também envolve riscos e o giro do tambor do revólver pode ser tomado como analogia ao giro da roda da roleta.

A forma do jogo pode ser tão variada quanto o número de participantes ou seus motivos (demonstrações de bravura, suicídio, etc.), mas tipicamente uma única bala é colocada num revólver de seis tiros, resultado numa chance de 1 em 6 (ou 17%) de o revólver disparar a bala. O tambor do revólver pode ser girado novamente para reiniciar as condições de jogo ou o gatilho pode ser puxado continuamente. O uso de revólveres com menos câmaras (tipicamente cinco) ou o aumento do número de rodadas pode aumentar o risco dramaticamente.

Existem inúmeras lendas a respeito da invenção da roleta russa. Muitas delas, presumivelmente, apontam para a Rússia, ou ocorre entre soldados russos. Em uma das lendas, prisioneiros russos do Século XIX seriam forçados a jogar enquanto os guardas cuidavam das consequências. Em outra versão, oficiais desesperados e suicidas do exército russo jogavam para impressionarem uns aos outros.

Se oficiais czaristas jogavam ou não, não se sabe. Em um texto das tropas oficiais czaristas, John Bushnell, um historiador especialista russo da Northwestern University, em Evanston, Estados Unidos, cita duas memórias de veteranos quase-contemporâneos do exército russo: O Duelo (1905), por Alexandre Ivanovich Kuprin, e Da Águia Dupla à Bandeira Vermelha (1921), por Pyotr Krasnov. Ambos os livros falam dos comportamentos imorais e suicidas dos oficiais, mas a roleta russa não é mencionada em nenhum deles. Se o jogo não teve sua origem na vida real, mas em ficção, ambas as possibilidades apontam para o exército russo.

O armamento de uso pessoal dos oficiais do exército russo de 1895 a 1930 era o revólver Nagant M1895. Sendo um revólver de ação dupla, o tambor do Nagant gira em sentido horário até que o cão entre em ação. Como o cilindro não se move como nos ejetores manuais dos revólveres modernos, ele pode ser girado livremente para tornar a posição da bala aleatória. Entretanto, ele comporta sete balas, e não seis, o que deixa algumas dúvidas sobre a veracidade da teoria. É possível que oficiais russos disparassem seis e deixassem o sétimo projétil vivo. Devido à grande profundidade das câmaras do tambor no Nagant — e dos princípios nos quais o seu design se fundamenta — seria difícil dizer de fora em qual câmara está a bala e quais foram disparadas; isto adicionaria incerteza nos resultados.

A única referência à roleta russa na literatura russa é num livro intitulado Um Herói de Nosso Tempo, de Mikhail Lérmontov (1840, traduzido por Vladimir Nabokov em 1958), na história O Fatalista.

No Brasil, alguns casos ganharam destaque na imprensa recentemente. Em 7 de junho de 2008, na cidade de Sorocaba, SP, um jovem de 19 anos atirou num adolescente de 17, matando-o, após alternarem-se durante 4 rodadas de roleta russa. Em 9 de dezembro de 2008, um jovem de 19 anos se matou com um tiro na cabeça ao jogar roleta russa, enquanto estava num bar com amigos, na cidade de Itaocara, RJ.

Assume-se, provavelmente baseando-se somente nas caracterizações do cinema, que dois jogadores se alternam em turnos girando o tambor e disparando o revólver, de forma que cada turno sucessivo tem uma igual probabilidade de falha (1/6 ou 17%), ou que os jogadores simplesmente alternam turnos disparando o revólver sem girar o tambor até que um dos dois seja atingido. Neste último caso, entretanto, o jogador que toma o primeiro turno tem um risco significativamente maior do que o segundo jogador quando há apenas estes dois jogadores, porque o primeiro jogador é propenso a ter mais turnos. Jogando-se com mais de dois jogadores, ainda sem girar o tambor, os últimos jogadores podem predizer sua má sorte ao chegar de seus turnos. Jogando-se com seis jogadores, um sexto turno daria ao jogador uma probabilidade de 100% de falha. Neste último caso, girando-se o tambor a cada turno, o jogo poderia continuar indefinidamente e os apostadores poderiam concordar em quantos teriam que morrer para que o jogo terminasse, ou quantos turnos haveria.

Diferentemente do revólver, uma pistola semi-automática sempre terá um projétil na câmara quando o ferrolho é puxado, fazendo com que a chance de a arma disparar seja sempre de 100%. O uso de pistolas semi-automáticas em roletas russas é geralmente tido como falta de compreensão. Disparar uma pistola semi-automática, achando que ela está vazia, quando de fato ela está carregada, não constitui uma variação da roleta russa, mas um simples suicídio. O site Darwin Awards tem várias histórias relativas a isso.

Numerosos incidentes relacionados à roleta russa têm sido reportados. Muitos envolvem adolescentes, com alguns jogadores de até 14 anos.

Tenha bons sonhos, se puder...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Uma breve mensagem dos nossos patrocinadores

TORNE-SE UM GUITARRISTA INCRÍVEL EM POUCO TEMPO EM UM CURSO 100% ONLINE

Se você é apaixonadx por Rock N' Roll, ou sempre quis aprender a tocar guitarra, essa é a sua chance de se tornar um grande guitarrista em pouco tempo nesse curso que é 100% online!

Você pode estudar no conforto da sua casa, fazer o seu horário de estudos, sem preocupação, e o que é melhor, por um preço que cabe no seu bolso.

Bom demais pra ser verdade? Acredite, pois aqui no Doce Psicose é possível!

Torne-se o novo Jimmy Hendrix com esse curso sensacional clicando aqui!