BizaRock #11: A morte de John Lennon


Olá, psicóticos! Como de costume, toda sexta-feira nós temos o BizaRock. E hoje ele falará um pouco sobre um dos maiores astros do Rock de todos os tempos, o homem que desejava um mundo perfeito: John Lennon.

Sua morte trágica em 1980 abalou milhões de fãs no mundo todo, e hoje você confere tudo sobre a morte desse grande ídolo do Rock n' Roll.

Só lembrando, também, que nós já temos nossa página no Facebook. Curtam e ajudem na divulgação do blog para que ele cresça mais a cada dia.

A partir de agora, saiba tudo sobre a morte de John Lennon clicando abaixo para continuar lendo.

O assassinato de John Lennon, músico que ganhou notoriedade mundial como fundador e membro do grupo de rock britânico The Beatles, ocorreu na noite de 8 de dezembro de 1980.

Por volta de 23 horas de 8 de dezembro de 1980, o músico retornava, com sua esposa Yoko Ono, de um estúdio de gravação. Quando Lennon dava entrada em sua residência, o Edifício Dakota em Nova Iorque, um homem de 25 anos chamado Mark Chapman, que no fim da tarde do mesmo dia havia se encontrado com Lennon junto a fãs e conseguido um autógrafo de Lennon em uma capa do álbum do cantor chamado Double Fantasy, sacou um revólver e efetuou cinco disparos contra Lennon. Várias fontes afirmam que, antes de efetuar os disparos, Chapman gritou: Mister Lennon! (Senhor Lennon!), mas Chapman afirma não se lembrar de tê-lo feito. O primeiro tiro se perdeu atingindo uma janela do prédio, porém os quatro seguintes atingiram em cheio o corpo de Lennon, três deles atravessando o corpo e um deles destruindo a artéria aorta do cantor, causando severa perda de sangue, e ele caiu na recepção do hotel. O porteiro do edifício desarmou Chapman e chutou a arma para longe, e perguntou a ele: "Você sabe o que fez?". Mark Chapman respondeu calmamente: "Sim, eu atirei em John Lennon." Chapman não tentou escapar e sentou-se na calçada e esperou a chegada da polícia.



Este é Mark Chapman, o homem que assassinou John Lennon.

Lennon foi declarado morto ao chegar no hospital St. Luke's-Roosevelt, onde foi constatado que ninguém poderia viver mais do que alguns minutos com tais ferimentos. Antes de declararem sua morte, médicos abriram o peito de Lennon e massagearam manualmente seu coração por vários minutos a fim de restaurar a circulação sanguínea, mas o dano causado aos vasos sanguíneos era muito grande. Além disso, Lennon já havia chegado sem pulsação e sem respirar, e também havia perdido 80% do seu volume sanguíneo, sendo assim declarado que a causa da morte dele foi choque hipovolêmico. Após o crime ser noticiado pela mídia, multidões de fãs se juntaram ao redor do Hospital Roosevelt e do Edifício Dakota para prestar homenagem a Lennon. O corpo do cantor foi cremado dois dias depois e suas cinzas foram entregues a Yoko Ono, que preferiu não realizar um funeral para Lennon.

Segundo Mark Chapman, que era cristão, o seu ódio a John Lennon originou-se das várias afirmações do cantor sobre Deus, consideradas por Chapman como blasfêmias. Chapman também era fã dos Beatles, até o dia em que John Lennon fez a infame declaração de que os Beatles seriam Mais populares que Jesus, em 1966. Amigos de Chapman disseram que isso o deixou enfurecido e ele seguia se perguntando por que Lennon havia dito aquela blasfêmia. E segundo ele mesmo, seu ódio a Lennon aumentou quando o cantor criou a música "Imagine", em 1971, onde Lennon diz que deve-se imaginar que os céus - no plano espiritual - e até mesmo o inferno não existem, conspirando contra os ensinamentos de Jesus Cristo. Mas não foi só isso que enfureceu Chapman na letra desta canção. Mark Chapman disse: "Ele (John Lennon) nos disse para imaginarmos que não existem posses (ou "bens materias", especificamente na frase "Imagine no possessions" da música Imagine) e lá estava ele, com milhões de dólares, iates, fazendas e mansões, rindo de pessoas como eu, que acreditaram em suas mentiras, compraram os discos dele e alicerçaram boa parte de suas vidas com as músicas dele."

Outra música que o deixou enfurecido foi a canção God (do álbum John Lennon/Plastic Ono Band), onde Lennon diz que Deus é apenas um conceito e que não acreditava em Jesus, nem na Bíblia e até mesmo nos Beatles. Chapman disse que após ouvir esta música teve vontade de gritar bem alto: Quem ele pensa que é para dizer essas coisas de Deus, dos céus (ou paraíso) e dos Beatles, dizendo que não acredita em Jesus ou coisas assim? Chapman chegou até mesmo cantar sua "versão" para a música Imagine: Imagine John Lennon morto... Ele havia anteriormente ido a Nova Iorque, em outubro de 1980, para assassinar John Lennon, mas mudou de idéia e retornou à sua casa no Havaí. Chapman disse que na hora de puxar o gatilho que em seu sangue (ou, dentro de si) não havia emoção, nem raiva. Apenas um silêncio mortal em seu cérebro. E também alega ter ouvido uma voz misteriosa que lhe repetia: "Do it, do it, do it" ("Faça, faça, faça") quando John passou por ele. Chapman também disse em entrevistas que pediu ajuda a Satanás para possuí-lo e assim cometer o crime.

Uma foto inédita dos Beatles, que traz Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr olhando para um John Lennon aparentemente morto. A foto foi tirada em 1968 e trás uma trágica premonição.

Pelo assassinato de John Lennon, Mark Chapman foi condenado à prisão perpétua, com possibilidade de liberdade condicional após 20 anos de pena - a partir do ano de 2000, lhe seria concedido um julgamento visando sua liberdade condicional a cada dois anos. Ele cumpre pena desde 1980 numa penitenciária chamada Attica Correctional Facility, em Attica, Nova Iorque. Sua liberdade condicional foi negada seis vezes (bienalmente, entre 2000 e 2010). Em todas as vezes, Yoko Ono se opôs à liberdade de Chapman, dizendo que a vida dela, dos filhos de Lennon e a do próprio Chapman estariam em risco.

Vamos, agora, relembrar alguns dos grandes sucessos de John Lennon e dos Beatles, inclusive as músicas citadas no texto.





Tenha bons sonhos, se puder...

Comentários

  1. mark chapman é um cuzão

    ResponderExcluir
  2. mark é vadio filho da puta fanático

    ResponderExcluir
  3. lennon falou mau das coisas sagradas mas não merecia a morte

    ResponderExcluir
  4. Foi a Yoko q acabou com o Beatles.

    ResponderExcluir
  5. eu nunca concordei com o conceito de Lennon, para mim ele realmente brincou com a verdade, com quem tanto o amou e o protegeu, as pessoas falam coisas sem entender o verdadeiro sentido das palavras e o seu poder absoluto, creio que Lennon colheu o que plantou, por ser mesquinho, por acreditar que Deus era um nada e que ele tudo poderia, mais assim como em inúmeros episódios de pessoas que blasfemaram contra Deus colheram um fim trágico e doloroso,porem nenhum ser humano tem o direito de tirar a vida de outro, deve existir o respeito deve existir o amor ao próximo e esse homem que fez isso com lennon se dizia tão endiguinado pelo que Lennon pregava pois ele mesmo se alto destruiu tomando uma decisão que não era concebida a ela...
    que antes de sua morte Lennon tenha se arrependido das barbaridades que falou sobre jesus pois Lennon era um homem tão inteligente, acho meio difícil esse arrependimento mais para Deus nada é impossível AMEM!

    ResponderExcluir
  6. a culpa real é da própria sociedade, capitalista principalmente que fica criando ídolos para otários de todo o mundo idolatrar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Uma breve mensagem dos nossos patrocinadores

TORNE-SE UM GUITARRISTA INCRÍVEL EM POUCO TEMPO EM UM CURSO 100% ONLINE

Se você é apaixonadx por Rock N' Roll, ou sempre quis aprender a tocar guitarra, essa é a sua chance de se tornar um grande guitarrista em pouco tempo nesse curso que é 100% online!

Você pode estudar no conforto da sua casa, fazer o seu horário de estudos, sem preocupação, e o que é melhor, por um preço que cabe no seu bolso.

Bom demais pra ser verdade? Acredite, pois aqui no Doce Psicose é possível!

Torne-se o novo Jimmy Hendrix com esse curso sensacional clicando aqui!