BizaRock #13


E aí, galera! Hoje tive um tempinho livre para postar para vocês um BizaRock caprichado. E o tema de hoje é nada mais, nada menos que o "divo" do Rock N' Roll bizarro: Marilyn Manson! Já postei alguns clipes dele nos BizaRocks anteriores e agora vocês vão conhecer toda a história dele, quem ele é de verdade.

Lembrando que vocês podem mandar sugestões para os próximos BizaRocks através de qualquer uma de nossas redes sociais ou por e-mail de contato.

Sem mais delongas, começa agora o 13º BizaRock!

Marilyn Manson, nome artístico de Brian Hugh Warner, é um músico americano, líder e vocalista de uma banda epônima de industrial metal, conhecido por sua personalidade escandalosa. Seu nome artístico foi formado a partir dos nomes Marilyn Monroe e Charles Manson, mostrando o que ele considerava o último e mais perturbante dualismo da cultura estadunidense. Marilyn Manson além de músico também é pintor e já fez diversas pontas como ator em alguns filmes, além de dirigir Curta-metragens.

BIOGRAFIA
Infância e Adolescência

Marilyn Manson quando criança.

Brian nasceu em Canton, Ohio, em 5 de janeiro de 1969, filho único de Barbara e Hugh Warner e primo de quarto grau do comentarista conservador Pat Buchanan. Manson possui descendência germânica por parte de pai. Manson sofria bullying no colégio pelo simples fato de ser diferente como descreveu em sua autobiografia "The Long Hard Road Out of Hell". Teve problemas com um vizinho, e ao contar o que acontecia a seus pais, teve sua cadela chamada Aleusha, da raça Husky, envenenada pelo vizinho como forma de vingança.

Na escola, Manson era discriminado por escutar Heavy Metal e ter um comportamento tímido, além de ser muito magro e branco. Foi nessa época que surgiu o repúdio de Manson pelo cristianismo, quando tentavam fazer lavagem cerebral nele e nos outros alunos considerados diferentes. Aproveitando-se da proibição da música pesada e de doces na escola, tornou-se uma espécie de traficante dos dois, vendendo as fitas de Heavy Metal por preços absurdamente caros e depois arrombando os armários no horário das aulas para revender segundo o próprio Manson. Enfrentava problemas em sua casa. Seu pai era católico e sua mãe era uma episcopal. 

Brian estudou em uma escola católica chamada Heritage Christian School do primeiro ao décimo ano, onde era fortemente oprimido. Mais tarde foi transferido para o Cardeal Gibbons High School, em Fort Lauderdale, Florida. Formou-se em 1987, e tornou-se um estudante no Broward Community College, em 1990. Ele estava trabalhando para uma licenciatura em jornalismo e foi ganhando experiência no campo de escrever artigos de música para uma revista de estilo de vida do sul da Flórida, 25th Parallel.

Marilyn Manson durante a adolescência.

CARREIRA

Música

Manson, junto com o guitarrista Scott Putesky, formou o Marilyn Manson & the Spooky Kids na Flórida em 1989 (o nome foi encurtado para Marilyn Manson em 1992). Enquanto a banda utilizava o Spooky Kids, Manson conheceu Jeordie White (também conhecido como Twiggy Ramirez) e Gregory Stephen Bier Jr. (também conhecido como Madonna Wayne Gacy) em dois projetos paralelos: Satan on Fire, uma banda de metal cristão, onde ele tocou guitarra, baixo e bateria na Sra. Scabtree, uma banda formada em colaboração com White e sua então namorada Jessicka (vocalista da banda Jack Off Jill), como forma de combater acordos contratuais que proibiam Marilyn Manson de tocar em alguns clubes.

No verão de 1993, a banda chamou a atenção de Trent Reznor. Reznor produziu seu álbum de estréia de 1994, Portrait of an American Family e lançou em sua Nothing Records. A banda começou a desenvolver um culto de seguidores, que se tornou maior com o lançamento de Smells Like Children, em 1995. Esse EP rendeu a banda o primeiro grande sucesso exibido pela MTV com "Sweet Dreams (Are Made Of This)", um cover da banda Eurythmics lançado em 1983. Antichrist Superstar (co-produzido por Trent Reznor) foi um sucesso ainda maior.

Só nos EUA, três dos álbuns da banda receberam certificação de platina, e mais três com ouro, e a banda teve sete lançamentos de estréia no top ten, incluindo dois números em um álbum. Manson trabalhou primeiro como produtor da banda Jack Off Jill. Ele ajudou a nomear a banda e produziu a maior parte das primeiras gravações deles. Também tocou guitarra na canção "My Cat".

Manson escreveu mais tarde as notas do encarte para o álbum Humid Teenage Mediocrity 1992-1995, uma coleção de primeiras gravações de Jack Off Jill. Manson apareceu como um artista convidado no álbum Flesh of My Flesh, Blood of My Blood do DMX, e em 2000 Years of Human Error do Godhead.

Assista abaixo o clipe do primeiro sucesso de Marilyn Manson, Sweet Dreams:


Arte

Manson declarou em uma entrevista de 2004 com a revista iD de ter começado sua carreira como pintor de aquarela em 1999, quando ele fez peças de cinco minutos e as vendeu a traficantes de drogas. Em 13-14 de setembro de 2002, seu primeiro show, The Golden Age of Grotesque, foi realizada no Los Angeles Contemporary Exhibitions Centre. O crítico Henry Max comparou-os aos trabalhos de "materiais de pacientes psiquiátricos dada ao uso como terapia" e disse que seu trabalho nunca seria levado a sério em um contexto de belas artes, por escrito, que o valor estava "em sua celebridade, e não no seu trabalho".

Em 14-15 de Setembro de 2004, Manson realizou uma segunda exposição na primeira noite em Paris e a segunda em Berlim. O show foi chamado "Trismegisto", que foi também o título da peça central da exposição - três cabeças gigantes de Cristo pintadas em um painel de madeira antiga de uma tabela de embalsamadores.

Manson nomeou seu auto-proclamado Celebritarian Corporation. Ele cunhou um slogan para o movimento: "Vamos vender nossa sombra para aqueles que estão dentro dela."

Celebritarian Corporation é também o homônimo de uma galeria de arte de propriedade de Manson, chamado Celebritarian Corporation Gallery of Fine Art em Los Angeles para que a sua terceira exposição foi o show inaugural. De 2 à 17 de abril de 2007, seus últimos trabalhos foram em exposição no Space 39 Modern & Contemporary, na Flórida. 40 peças deste espetáculo viajaram para a Germany's Gallery Brigitte Schenk, em Cologne para ser exibido publicamente a partir de 28 de junho até 28 de julho de 2007. 

Manson foi recusado na Catedral de Colônia, quando ele estava na cidade para participar da noite de abertura. Este foi, de acordo com Manson, devido à sua composição.

Manson revelou uma série de 20 pinturas, em 2010, intituladas Genealogias da Dor, uma exposição apresentou na galeria Vienna's Kunsthalle que o artista colaborou com David Lynch.


Algumas das pinturas feitas por Manson.

Video games

Manson fez uma aparição no jogo Area 51 na voz de Edgar, um alien. Sua canção "Cruci-Fiction In Space" é apresentada em um comercial para o jogo The Darkness. Sua semelhança também é destaque no jogo Celebrity Deathmatch, para o qual ele gravou uma canção para a trilha sonora. A música "Use your fist and not your mouth" apareceu nos créditos do jogo Cold Fear, bem como Spawn: Armageddon. A música "Four Rusted Horses" teve uma versão alternativa usada em trailers para o jogo Fear 3. Um remix da canção "Tainted Love" aparece no trailer de estreia do jogo Need for Speed​​: Hot Pursuit.

O "boneco" de Marilyn Manson no game "Celebrity Deathmatch".

Música "Use your fist and not your mouth", dos créditos do game Cold Fear.

Confira abaixo mais alguns sucessos de Marilyn Manson:



E também os mais recentes...



Tenha bons sonhos, se puder...

Comentários

Postagens mais visitadas

Uma breve mensagem dos nossos patrocinadores

TORNE-SE UM GUITARRISTA INCRÍVEL EM POUCO TEMPO EM UM CURSO 100% ONLINE

Se você é apaixonadx por Rock N' Roll, ou sempre quis aprender a tocar guitarra, essa é a sua chance de se tornar um grande guitarrista em pouco tempo nesse curso que é 100% online!

Você pode estudar no conforto da sua casa, fazer o seu horário de estudos, sem preocupação, e o que é melhor, por um preço que cabe no seu bolso.

Bom demais pra ser verdade? Acredite, pois aqui no Doce Psicose é possível!

Torne-se o novo Jimmy Hendrix com esse curso sensacional clicando aqui!