O museu das mumias de Guanajuato


Como o próprio nome indica, neste museu você não verá quadros ou esculturas, apenas múmias. Os exemplares são procedentes do Panteão Municipal de Santa Paula, em Guanajuato, no México.

As 108 múmias, cuja grande maioria são mulheres, são cadáveres de pessoas mortas por um surto de cólera que atingiu a cidade em 1833, e que foram desenterrados entre 1865 e 1958, quando a municipalidade passou a exigir o pagamento de taxas para que os corpos permanecessem no cemitério local. Caso os familiares dos defuntos não pudessem pagar a quantia determinada, perdia-se o direito sobre a sepultura, motivo pelo qual 90% delas foram tiradas de suas tumbas e armazenadas em um edifício próximo.

A notícia sobre a existência das múmias correu o país e, em 1900, apareceram os primeiros turistas interessados em vê-las. Os coveiros do cemitério cobravam uns poucos pesos pelas visitas, e com o tempo as múmias alcançaram uma fama tão grande que o edifício foi transformado em museu.

O mais impressionante é que nenhuma das múmias foi embalsamada, e sua extraordinária conservação se deve à composição do terreno onde foram enterradas, que fez com que os corpos se desidratassem enquanto o processo de decomposição foi inibido. Incrível, né?

Veja abaixo algumas imagens do museu das múmias:









Tenha bons sonhos, se puder...

Comentários

  1. Muiito Shhoow. Eu amoo múmias, e preciso muito ir nesse museu. Só que moro no Rio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Uma breve mensagem dos nossos patrocinadores

TORNE-SE UM GUITARRISTA INCRÍVEL EM POUCO TEMPO EM UM CURSO 100% ONLINE

Se você é apaixonadx por Rock N' Roll, ou sempre quis aprender a tocar guitarra, essa é a sua chance de se tornar um grande guitarrista em pouco tempo nesse curso que é 100% online!

Você pode estudar no conforto da sua casa, fazer o seu horário de estudos, sem preocupação, e o que é melhor, por um preço que cabe no seu bolso.

Bom demais pra ser verdade? Acredite, pois aqui no Doce Psicose é possível!

Torne-se o novo Jimmy Hendrix com esse curso sensacional clicando aqui!