Dica de Game: Rule of Rose


INTRODUÇÃO

Rule of Rose é um jogo eletrônico de Survival Horror para o PlayStation 2 desenvolvido pela Punchline e lançado em 2006.

O tema maior no jogo é a diferença entre o modo de pensar das crianças e dos adultos e como as crianças podem tratar os adultos se lhe forem dados poder sobre eles. Os jogadores não podem fazer nada sobre seu personagem adulto ser mal-tratado pelas crianças.

Rule of Rose obteve resenhas mistas de muitas publicações sobre o seu lançamento. O jogo foi também sujeito a um montante moderado de controvérsia devido ao seu uso de violência e sexualidade entre alguns dos seus personagens menores de idade, femininos.

SINOPSE

A trama se passa em 1930 na Inglaterra, com uma garota de dezenove anos de nome Jennifer, que fica encurralada em um mundo governado por garotinhas que estabeleceram uma classe hierárquica chamada Red Crayon Aristocrats. O jogo tem sido comparado com as série de Survival horror Silent Hill e Haunting Ground, devido ao seu horror psicológico usado durante o percurso do jogo e que a personagem principal é acompanhada por um parceiro canino.

JOGABILIDADE

O jogador explora o ambiente do jogo procurando itens de cura, desenrolando a trama ao realizar tarefas e experienciando cinemáticas esporadicamente encontrando inimigos e chefes. Cedo no jogo, os encontros de jogador encontra e resgata o cachorro de estimação de Jennifer, um Labrador Retriever chamado Brown. Brown acompanha Jennifer em todas as partes do jogo e responderá às ordens do jogador. Brown pode ser ordenado a farejar itens, ser ordenado para "ficar" (stay) e ser chamado ao lado de Jennifer. Brown não pode atacar inimigos, mas rosnará, distraindo alguns imps e chefes, permitindo a Jennifer retirar-se ou disferir alguns socos sem medo de ser atacada. Ele pode ser ferido ao ponto do colapso, contudo, causando-o a deixar de distrair inimigos ou farejar pista de algum item.

O combate é quase exclusivamente mano a mano, com várias armas improvisadas disponíveis, como facas de cozinha e canos. Jennifer é uma personagem tímida, os seus ataques mano a mano não são nem poderosos nem de longo alcance. Evadir do inimigos muitas vezes é usado em vez da luta. Com a exceção de boa parte dos chefes, todos os inimigos no jogo são imps - criaturas muito magras, parecidas com boneco e o tamanho de crianças. Imps diferentes com a cabeça de animal aparecem em todas as partes do jogo, ao lado dos imps regulares.

CONTROVÉRSIA

Na E3 2006, a Atlus anunciou que estaria lançando Rule of Rose nos Estados Unidos, depois da decisão da Sony de passar para um lançamento nos Estados Unidos. Isto devido ao tom erótico do jogo envolvendo as menores. As desenvolvedoras discordaram disto, dizendo que os temas sexuais são apenas uma pequena parte do jogo.

Rule of Rose levantou controvérsias na Polônia, onde o Ministério da Educação levantou questionamentos acerca da apropriação do jogo para menores (o jogo foi classificado 16+) por causa dos temas de violência infantil e sexualidade. O Ministério informou o escritório do promotor oficial sobre o possível crime.

O ministro da justiça da União Européia, Franco Frattini atacou o jogo como contendo "crueldade obscena e brutalidade". Ele também pediu modificações ao sistema de avaliação da PEGI em toda Europa e para que os funcionários do governo se ocupassem em discussões com representantes das indústrias.

No dia 7 de março de 2007, um grupo da MEP apresentou uma Moção para o Parlamento Europeu de uma proibição da venda e distribuição na Europa do jogo e a criação de um "Observatório Europeu na infância e menores".

A publicadora decidiu cancelar o lançamento do jogo no Reino Unido depois das reclamações por Frattini e outros funcionários da UE, e "largamente levando ao engano" o comentário da imprensa britânica, ele foi lançado no resto da Europa. As cópias de resenha do título já tinham sido enviadas à jornalistas britânicos quando isto foi anunciado.

Em novembro de 2006, a distribuidora neo zelandesa e australiana da 505 Games, Red Ant Enterprise, confirmou que o jogo tinha sido cancelado em ambos os territórios. A Red Ant afirmou que o jogo não tinha sido submetido ao Office of Film and Literature Classification para aprovação, sem a qual o jogo não pôde ser vendido na Austrália. Rule of Rose foi planejado para ser lançado na Australásia em fevereiro de 2007.

ANÁLISE

É revoltante e ridículo a quantidade de "mimimi" que alguns países fazem por causa de um jogo, com tantos problemas mais sérios pra resolver. Mas não é essa a análise que está em questão, e sim da qualidade do jogo em si.

Eu particularmente gosto de jogos que tratam de assuntos polêmicos sem medo de mostrar a realidade. E Rule of Rose, de uma forma fantasiosa, mostra isso. O jogo aborda assuntos como bullying, homossexualidade (entre crianças) e pedofilia de acordo com o próprio enredo, e se engana quem pensa que esses temas só foram adicionados para que o jogo "ganhasse ibope". A história é muito bem pensada, e une uma junção de elementos extremamente macabros com um lado inocente e infantil das histórias de contos de fada.

A jogabilidade é bem parecida com a do game "Haunting Ground", em que sua personagem tem o auxílio de um cachorro. O jogo também pode ser comparado a série "Silent Hill", já que contêm uma atmosfera bem sombria e inimigos bastante macabros e abstratos. Pra quem busca um Survival Horror com uma atmosfera totalmente diferente dos mais populares, Rule of Rose com certeza não decepcionará.

Confira abaixo alguns gameplays do jogo:




Tenha bons sonhos, se puder...

Comentários

  1. I will do you harm... I will break my arm... just because, of my love to you...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Uma breve mensagem dos nossos patrocinadores

TORNE-SE UM GUITARRISTA INCRÍVEL EM POUCO TEMPO EM UM CURSO 100% ONLINE

Se você é apaixonadx por Rock N' Roll, ou sempre quis aprender a tocar guitarra, essa é a sua chance de se tornar um grande guitarrista em pouco tempo nesse curso que é 100% online!

Você pode estudar no conforto da sua casa, fazer o seu horário de estudos, sem preocupação, e o que é melhor, por um preço que cabe no seu bolso.

Bom demais pra ser verdade? Acredite, pois aqui no Doce Psicose é possível!

Torne-se o novo Jimmy Hendrix com esse curso sensacional clicando aqui!