Dica de Game: Silent Hill
INTRODUÇÃO
Concebido pelo projetista de jogos Keiichiro Toyama, em 1999, o primeiro Silent Hill foi lançado para o PlayStation.
Produzido pela Konami, a trama de Silent Hill é criada tendo várias inspirações em filmes,
livros e séries de horror. Tem, também, por base, teorias da parapsicologia e da filosofia. Considera-se que o pensamento humano tem uma certa energia psíquica que
é forte de acordo com o poder do pensamento. Essa energia é capaz de se
manifestar no ambiente em volta da pessoa, em geral, ou em outras
pessoas, em particular.
Uma experiência feita por Masaru Emoto,
apesar de não comprovada cientificamente, mostra que cristais de água
pura tinham estruturas que se apresentavam diferentemente de acordo com o
pensamento a que era submetida. A forma dos cristais era bela ou feia,
dependendo se o pensamento era positivo ou negativo, respectivamente. Em
outras palavras, as consequências da atividade psíquica de uma pessoa
não são limitadas apenas a si, mas pode haver efeitos externos. Essa
força psíquica pode ser acumulada num ambiente e alterá-lo
psicologicamente de acordo com o caráter do pensamento. Baseado nisso, cria-se o "mundo alternativo" ou "das sombras" do
jogo. Esses mundos são reflexos dos pensamentos e emoções do personagem
ou personagens em questão no jogo. Mas, além do "mundo alternativo", os
monstros também são reflexos do estado emocional do protagonista.
SINOPSE
Bem Vindo ao Inferno. A cidade de Silent Hill é um dos maiores
mistérios do mundo, uma cidade aparentemente normal, mas que na
realidade guarda os maiores terrores de toda a humanidade.
É
justamente lá que Harry Mason, um pai dedicado, acaba indo parar após
sofrer um acidente de carro com sua filha, Cheryl. Agora ela está desaparecida e
só resta uma coisa a se fazer, se aventurar pela cidade. Durante o progresso do jogo, Harry descobre que a sua filha adotada tem uma relação com a cidade nunca revelada.
DESCRIÇÃO DE SILENT HILL
O título, por si só: "Silent Hill", (Colina Silenciosa) insinua uma
cidade muda, sem habitantes. É uma cidade isolada que fica ao lado do Lago Toluca, num estado dos Estados Unidos, que, como em muitas cidades pequenas de histórias de terror e filmes, é permeada por um antigo mal demoníaco e tem criaturas
rondando as ruas e os prédios, que só podem ser vistos por pessoas
"especiais". Como uma descrição, na capa do próprio disco do jogo,
dizia: "Toda cidade tem seus segredos. Alguns são apenas mais nefastos
do que outros". A cidade, continuamente, troca entre a nossa realidade e
a decadência do "outro mundo", sempre criado pela mente perturbada de
um dos personagens do jogo.
A localização exata da cidade de Silent Hill é complexa. O jogo retrata a
cidade como pequena, segmentada, envolta em névoa, que, no filme de
2006, tem como explicação uma intensa e eterna chuva de cinzas devido ao
incêndio de uma mina de carvão no subsolo da cidade. Cercada por
grandes montanhas e flanqueada por um lago, poderia ser qualquer uma de
cem cidades nos Estados Unidos. O manual do primeiro jogo descreve
Silent Hill como uma pequena cidade de férias na Nova Inglaterra,
e o que cerca a cidade, particularmente a neblina, é similar à região. A
cidade pode estar localizada no norte da Nova Inglaterra, possivelmente
no estado de Maine (cenário de muitos dos livros de terror de Stephen King). No terceiro jogo, é citado a cidade de Portland como uma cidade próxima a Silent Hill. Portland
é uma região metropolitana de Maine, além de ser terra natal de Stephen
King. No segundo jogo, o número das placas em todos os carros são de Michigan. O quarto jogo se passa numa cidade chamada Ashfield, que relembra Fall River, Massachusetts, cidade da famosa assassina Lizzie Borden.
Evidências da localização de Silent Hill podem ser vistas no primeiro
jogo, quando Harry procura a escola. Afixado às paredes, há algo que
parece "Chicago News", escrito em negrito. Com os rochedos próximos, é
possível que a cidade esteja próxima do Lago Michigan. É certo, porém,
que Silent Hill possa estar situada no meio do nada.
Ao mesmo tempo, enquanto Silent Hill é uma cidade turística e de
passeio, o "outro mundo" que os protagonistas encontram (com as paredes
pulsando e criaturas a espreita), pode ser entendida como sendo
manifestações físicas da escuridão das mentes deles, de outros
personagens e de pessoas há muito tempo mortas. Simplificando, a cidade
pode possivelmente estar na mente dessas pessoas.
AS MUDANÇAS E O REMAKE
Depois do lançamento do primeiro RE, a Konami colocou no mercado, em
1999, um jogo menos grandioso, em termos de produção, mas que elevava o
nível de medo ás alturas; Silent Hill, para o PlayStation.
Provocando a imaginação de quem jogava em vez de mostrar tudo como nos
jogos da Capcom, o game conseguiu causar a maior sensação de medo
experimentada em um jogo em 3D até a época. Usada, inicialmente, como
um truque para driblar o baixo poder de processamento do PlayStation, a
neblina virou um símbolo da série.
Dez anos depois de seu lançamento, o remake do primeiro SH, que foi intitulado "Silent Hill: Shattered Memories", é produzido pela Climax Studios. O jogo é uma releitura do primeiro jogo da série, mas é um jogo totalmente novo, segundo Tomm Hulett.
Você ainda controlará Harry Mason em busca de sua filha Cheryl na
cidade de Silent Hill. Algumas mudanças já podem ser notadas desde o
começo: o design dos personagens é diferente, e suas escolhas também afetarão este design.
O acidente de carro ocorre em uma rua diferente, mas antes de tudo
isso, você está em uma clínica psiquiátrica. Tudo é visto em primeira
pessoa nesta cena, e pode ser controlado. Em 8 de dezembro de 2009 foi
lançada a versão do jogo para Wii, e no dia 19 de janeiro de 2010, para Playstation 2 e Playstation Portable.
ANÁLISE
O game se baseia principalmente no clima de terror, tendendo, não
raramente, ao bizarro e ao grotesco, mas sempre voltado ao psicológico,
buscando criar um ambiente de medo e tensão através da ambientação tanto
gráfica quanto musical. A principal diferença entre o Survival Horror psicológico, criado por Silent Hill, e outros jogos semelhantes é a quase ausência de sustos. Uma característica típica da série é o design
dos monstros: em todos os jogos, há criaturas humanoides ou
animalescas, o que leva a uma tendência visualmente bizarra. Ele possui
diversos enigmas (puzzles) ao longo do jogo, característica própria do
gênero. O jogador controla o protagonista na perspectiva de terceira
pessoa.
Possuindo um clima extremamente assustador, Silent Hill chocou gerações de videogames, tornando-o um grande sucesso e um dos jogos mais aterrorizantes de todos os tempos. Quer sentir medo? Jogue Silent Hill, é terror garantido!
Veja abaixo alguns videos de gameplay do jogo:
Tenha bons sonhos, se puder...
I ♥ SH !
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