Telecinesia


A telecinésia é a alegada capacidade de mover fisicamente um objeto com a força psíquica (da mente), fazendo-o levitar, mover-se ou apenas ser abalado pela mente. Tal poder está agrupado na paranormalidade. A telecinese, telecinésia, telecinesia ou telecinética, é também conhecida como TK (do grego, telekinesis).

A palavra telecinese origina das palavras gregas tele e kinese, que significam "mover à distância".

Há muita polêmica sobre o assunto, havendo quem defenda a existência de tais poderes e quem afirme que não há evidências disso. Os que concordam com a existência de tal fenômeno dizem que conheceram pessoas assim, costumam dizer que se trata de parapsicologia ou manifestações naturais. A Telecinese é por si só controversa e haverá longos embates nos meios acadêmicos e postulados cientificos por serem formulados.

A idéia da telecinésia, vista pelos TKs, é de que tudo no mundo é feito da mesma coisa: energia. Os átomos são feitos de energia e, conseqüentemente, nós somos energia. Por isso podemos controlar objetos pela livre vontade, temos que interagir com a energia do meio ao nosso redor, e interagimos com a energia que o objeto possui.

Em algum ponto da evolução humana, o cérebro de algumas pessoas teria evoluído, a ponto de conseguir a capacidade de mover objetos a partir da psique (mente). Outros especialistas acham que é uma disfunção cerebral, que seria uma habilidade extra sensorial. É fato que nosso cérebro produz impulsos elétricos pelo sistema nervoso que mandam sinais para o funcionamento de nosso organismo, e sabe-se que correntes elétricas produzem um campo eletromagnético e seria esse campo, por essa hipótese, que seria o responsável pela telecinesia. Para que alcançasse esse poder de interagir com os materiais, os impulsos elétricos precisariam ter uma frequência muito alta para que esse campo magnético fosse capaz de interagir com o meio.

Na década de 20, uma dona de casa russa Nina Kulagina afirmava que era capaz de usar telecinesia, e ela teria descoberto essa habilidade aos 33 anos de idade. Com isso, ela foi estudada pelos cientistas russos da antiga URSS. Nos estudos foi constado que quando ela realizava essa atividade, os seus batimentos cardíacos chegavam a 240 batimentos por minuto, que é um nível muito alto para uma pessoa normal. Isso poderia nos explicar a teoria anterior de que é preciso alcançar altos níveis de impulsos elétricos. Seria, numa analogia com processadores, como se fosse um "Overclock" humano. Infelizmente, Nina acabou morrendo por ataque cardíaco fulminante causado pela exigência física que o efeito de psicocinese causava.

Nina Kulagina, realizando uma atividade telecinética.

Não existem evidências científicas de que esta aparente capacidade possa ser controlada conscientemente. Estudos na parapsicologia demonstram que, se a telecinese existir, seria incontrolável, espontânea e inconsciente. Muito diferente do que é visto na ficção ou alegado por paranormais.

Veja abaixo uma das demonstrações de telecinésia de Nina Kulagina:


Tenha bons sonhos, se puder...

Comentários

Postagens mais visitadas

Uma breve mensagem dos nossos patrocinadores

TORNE-SE UM GUITARRISTA INCRÍVEL EM POUCO TEMPO EM UM CURSO 100% ONLINE

Se você é apaixonadx por Rock N' Roll, ou sempre quis aprender a tocar guitarra, essa é a sua chance de se tornar um grande guitarrista em pouco tempo nesse curso que é 100% online!

Você pode estudar no conforto da sua casa, fazer o seu horário de estudos, sem preocupação, e o que é melhor, por um preço que cabe no seu bolso.

Bom demais pra ser verdade? Acredite, pois aqui no Doce Psicose é possível!

Torne-se o novo Jimmy Hendrix com esse curso sensacional clicando aqui!