O Massacre da Serra Elétrica: A verdadeira história


"The Texas Chain Saw Massacre" ou "O Massacre da Serra Elétrica", no Brasil, é um filme de terror independente de baixo orçamento feito em 1973 e distribuído em 1974 pelo diretor Tobe Hooper. O elenco do filme inclui Marilyn Burns, Gunnar Hansen, Teri McMinn, William Vail, Edwin Neal e Paul A. Partain. 

O filme original atingiu inacreditável sucesso ao chocar o público em 1974 com seu realismo cruel. Sua história aterrorizante é considerada por muitos como um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, tornando-se marca registrada do género, o que influenciou incontáveis outros filmes.

Mas você sabia que o filme é baseado em uma história real? Abaixo, você confere toda a história por trás do filme.

A história de Edward Gein


Edward Gein era filho de Augusta Lehrke (1878–1945) e George P. Gein (1873–1940). Seus pais eram nativos de Wisconsin, e haviam se casado em 07 de julho de 1900. Seu casamento produziu Edward e seu irmão mais velho, Henry G. Gein (1901-1944). George Gein era um alcoólatra violento, e Ed e seu irmão o rejeitaram por isso.

Apesar de sua esposa, Augusta, também o rejeitar e sentir profundo desprezo por seu marido, o casamento persistiu. O divórcio não era uma opção devido a crenças religiosas da família. Augusta sustentava a família trabalhando em sua mercearia. Eventualmente, comprou uma fazenda na periferia de uma outra cidade pequena, Plainfield, que se tornou morada da família de Gein.

Ed Gein só deixava sua casa para ir à escola, pois sua mãe bloqueou qualquer tentativa que ele fez para adquirir novos amigos. Além da escola, ele passou a maior parte de seu tempo fazendo tarefas na fazenda. Augusta, que era uma religiosa fanática, ensinava seus filhos sobre a imoralidade inata do mundo, o mal da bebida e acerca do pecado com prostitutas. De acordo com Augusta, a única forma aceitável de sexo era para a reprodução biológica. Ela reservava seu tempo para ler com os filhos a bíblia, geralmente selecionando versos do Antigo Testamento que tratam com morte e vingança divina os que praticam tais coisas. Com comportamento efeminado, o jovem Ed Gein tornou-se alvo de intimidações. Colegas e professores recordam que Ed tinha ataques de risos, tais como o riso aparentemente aleatório, como se estivesse rindo de sua própria piada pessoal. Apesar do seu péssimo desenvolvimento social, ele saiu-se bem na escola, particularmente na área de economia. Mais tarde seus ex-professores recordaram-se que ele era um sujeito um pouco estranho e que ele era conhecido por capturar animais da beira da estrada que haviam sido executados e levá-los para casa com ele. Não se sabe até hoje o que ele fazia com esses animais, mas isso ocorreu em diversas ocasiões.

A morte dos membros da família

Seu pai, George, morreu em 1940, e seu irmão Henry começou a rejeitar a visão distorcida de Augusta do mundo. Em certa ocasião, Henry respondeu à sua mãe e Ed ouviu. Ed costumava dizer à seu irmão que ele seria condenado ao inferno se ele não se arrependesse e orasse.

Em março de 1944, os irmãos se encontraram no meio de um incêndio na propriedade que possuíam. Quando Ed falou com a polícia, disse que não sabia onde seu irmão estava, porém, mais tarde, Ed levou os policiais até o local que estava o cadáver do irmão.

Apesar de não haver provas contra Ed, Henry sofreu trauma contuso na cabeça. O médico legista do condado decidiu que ele morreu de asfixia enquanto lutava contra o fogo. Mais tarde, quando foi preso, Ed Gein confessou que matou o irmão, e se justificava dizendo que fez porque se Henry vivesse estaria indo para o inferno, pois estava em um caminho errado.

A antiga casa dos Gein.

Ed Gein passou a viver sozinho com a mãe. Menos de dois anos depois, em 29 de dezembro de 1945, Augusta morreu de uma série de acidentes vasculares cerebrais, deixando seu filho aflito sozinho na fazenda isolada. Depois de sua morte, Ed se tornou ainda mais estranho. Acredita-se que após a morte da mãe é que ele começou a roubar cadáveres do cemitério local.

A polícia suspeitava que Ed Gein estava envolvido no desaparecimento de uma balconista, Bernice Worden, em Plainfield em 16 de novembro de 1957. Ao entrar em um galpão em sua propriedade, eles fizeram sua primeira descoberta horrível da noite: o cadáver de Worden. Tinha sido decapitada, seu corpo sem cabeça pendurado para baixo por meio de cordas em seus pulsos e tornozelos, como um animal em um frigorífico. O tronco do corpo estava vazio, a divisão da caixa torácica e do corpo “virada para fora” como o de um cervo, aparentando ser uma roupa ou algo que fosse possível vestir.



Acima, imagens do corpo de Bernice Worden, encontrado na propriedade dos Gein em novembro de 1957.

Além disso, a policia encontrou na casa de Ed Gein crânios humanos pendurados, pele humana formada em um abajur e usada para estofar assentos de cadeiras, tampas de crânios humanos, aparentemente em uso como tigelas de sopa, além de um coração humano, porém existem controvérsias entre as próprias autoridades sobre isso, pois os relatórios dos investigadores afirmam que o coração estava em uma panela no fogão, mas alguns fotógrafos da cena do crime alegam que estava em um saco de papel. A pele do rosto de Mary Hogan, proprietária da taberna local, também foi encontrado em um saco de papel na cena do crime, além de puxadores de janela revestido por lábios humanos, um colete “mamária” criado a partir da pele de uma mulher, um cinto feito de várias partes humanas, meias feitas de carne humana, entre muitos outros objetos terríveis que sugeriam a realização de um verdadeiro massacre.

Na vizinhança, haviam relatos de crianças que foram até a casa de Gein de que existiam esses objetos esquisitos, que Ed Gein descrevia como "relíquias dos Mares do Sul", que, supostamente, foi enviado por um primo que tinha servido na Segunda Guerra Mundial. Após investigação, descobriu-se que eram peles faciais humanas, cuidadosamente descascadas de cadáveres e usadas por Gein, talvez como máscaras.

Gein admitiu sob interrogatório que ele escavava túmulos de mulheres de meia idade recém-enterradas que pareciam com sua mãe. Ed negou ter relações sexuais com os corpos exumados por ele, explicando: “Eles cheiravam muito mal”. Durante o interrogatório, Gein também admitiu que matou com tiro Hogan, que estava desaparecida desde 1954.

Logo após a morte de sua mãe, Gein decidiu que queria mudar de sexo, embora isso seja uma questão de debate se ele era ou não transsexual, já que Ed nunca disse ser, mas uma coisa é certa, ele vestia-se como mulher para que pudesse fingir ser sua mãe.

Novas descobertas e prisão

Em 1995, perto do local da antiga casa dos Gein, foram encontrados ossos de até onze esqueletos humanos, todos de mulheres, com exceção de um. A polícia local disse que, embora eles não tivessem cem por cento de certeza, é provável que todos estes 11 restos mortais foram obra de Ed Gein, pois são restos mortais da época em que ele vinha cometendo assassinatos na área. O resto mortal de sexo masculino era de um carteiro que desapareceu no ano anterior. Ed Gein foi preso, mas foi dado como mentalmente incapaz e mandado para o Central State Hospital, que mais tarde se tornou uma prisão. Ele foi transferido para Mendota State Hospital em Madison, Wisconsin.

Em 1968, médicos declararam que ele estava são o suficiente para ir ao tribunal. O julgamento começou no dia 14 de Novembro e durou uma semana. Ele foi considerado inocente devido à insanidade. Ed passou o resto dos seus dias num hospital psiquiátrico. Enquanto Ed esteve detido, a sua casa foi incendiada e o carro que Ed usava para transportar as vítimas foi vendido em 1958.

Morte e lenda urbana

Túmulo de Edward Gein, morto em 1984 por parada cardíaca.

Ed morreu em 26 de Julho de 1984, vítima de falha cardíaca e respiratória, devido a câncer, no hospital Mendota Mental Health Institute. Sua lápide tem sido vandalizada ao longo dos anos, algumas pessoas retiravam pedaços da lápide para recordação, até que ela foi completamente roubada em 2000. A lápide foi recuperada em Junho de 2001 e dada a um museu em Wautoma, Wisconsin.

Muitas pessoas ao longo dos anos desde sua morte, afirmaram ter visto Ed Gein andando pela rua caminhando na direção de sua antiga casa. Ele é visto freqüentemente pelas estradas em torno de sua antiga casa. Vários casais jovens alegaram terem sido abordados por um homem que se encaixa na descrição de Gein, muitos afirmam que Gein foi bater nas janelas de seus carros, e muitas dessas pessoas nem fazem idéia dessa história. A polícia local se recusou-se a divulgar o retrato falado do homem porque ele se assemelhava muito á Ed Gein.

Tenha bons sonhos, se puder...

Comentários

  1. Tem um filme chamado ''Ed Gein'' que conta a história desse serial killer.
    http://www.cinedica.com.br/Filme-Ed-Gein---O-Serial-Killer-4530.php

    ResponderExcluir
  2. A história real é baseada na história de Thomas Hewitt, numa fazenda no Texas... Já Ed Gein é outro serial Killer muito famoso. Você se enganou feio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade é sobre ed Gein que o filme se baseia mesmo, se não acreditam leiam o Dissecando o clássico O massacre da serra elétrica da ed darksider.

      Excluir
  3. Mayjan Perayra, Thomas Hewitt é o personagem do filme, ele não existiu realmente.

    ResponderExcluir
  4. Não TEem como ele ser um Serial Killer..A maioria era gente morta ,---,

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Esta certo Hélio, isso n tem nada haver com o massacre da serra elétrica que foi em fatos reais.. essa pessoa qe publicou isso esta é doido (a), nada haver.

      Excluir
    2. Cara , o filme é baseado em fatos reais e ñ real ! O filme foi baseado na historia do Ed a familia dele no filme no cado a familia do Thomas é só pra deixar o filme mais assustador .:)

      Excluir
    3. realmente, eles estavam falando de história do thomas hewitt ou da história que se baseia a história do massacre? :v, nossa que bugante

      Excluir
  6. A história de ED Gein é realmente real, ele foi inspiração pro filme do massacre da serra elétrica, mais tem coisas que não são de Ed Gein ai

    ResponderExcluir
  7. Não tem nada haver com o filme.

    ResponderExcluir
  8. eu porém já assistir todos os filmes dessa saga , mais o que me xocou foi todo esse texto pq é incrivel esse fato , averiquadamente observamos que é uma história que chama a atenção por seus medos , famas e isolamentos mais é muito enteressante

    ResponderExcluir
  9. parece mais com a historia de silencio dos inocentes, do que com a de o massacre da serra eletrica

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Não está nessa biografia, mas o Ed usava a serra como um dos materiais de tortura, para assassinar e esquartejar suas vítimas.

      Excluir
  11. O Filme realmente foi baseado em Ed Gein. Realmente não tem nada a ver com a serra eletrica e etc, mas os filmes baseados em fatos reais na grande maioria das vezes são baseados em pequenos elementos somente. Nesse caso o fato de Gein vestir a pele das pessoas assim como leatherface veste a pele do rosto das pessoas. Além claro do cenário do filme cheio de utensilios feitos com partes humanas, assim como Gein fazia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consta nesta biografia em particular, mas o Ed usava sim a serra elétrica como um dos seus utensílios de para matar torturar e esquartejar suas vítimas...

      Excluir
  12. Não sabia que tinha inspirado o "Massacr da Serra Elétrica". Sabia que sido inspiração pro Livro do Thomas Harry: "O Silêncio dos Inocentes", no qual o serial-killer matava as mulheres, depois arrancando sua pele pra fazer uma espécie de vestido. O vião era o Buffalo bill. E era homossexual no filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ted também inspirou o silêncio dos inocentes e outros mais.

      Excluir
  13. A história dele inspirou Psicose (a questão de crossdresser e, a obsessão pela mãe).

    ResponderExcluir
  14. nada ve fiotada, o massacre da serra eletrica aconteceu sim e nao tem nada ve com esse ed gein, aconteçe e o fato de ed gein e da decada de 50 e do thomas e de 69 a 73 e na epoca thomas se inspirou em matar do mesmo jeito de gein, assim como hj q nois ja vimos o assassino no cinema cm metralhadora q levou depois varias ideas a jovens fazer igual massacre em realengo estados unidos naescola etc meu pai hj tem 60 anos e lembra do fato em 73 ele morava no texas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oliver Belo,ninguem sabe o nome dele todo mundo fala THOMAS HEWIIT OU Robert Sawyer,o cara que fez essa postagem misturou ed.gein com o massacre '-'

      Excluir
  15. Mano, alguém tira logo essa duvida, afinal, foi este homem que inspirou o filme "O Massacre da Serra Elétrica" ????

    ResponderExcluir
  16. http://tudopramaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130507083128AAYF6ks

    ResponderExcluir
  18. QUE CARINHA MAIS DOIDAO.
    Na certa tinha não so problema mental,mas também espiritual.

    ResponderExcluir
  19. nossa vey... o cara misturou duas historias '-'

    ResponderExcluir
  20. Uma explicação bem detalhada, devo admitir, mas infelizmente há coisas relatadas nesse post que não se encaixa com os fatos da história real do massacre. Por exemplo, a verdadeira causa da morte de seu irmão Henry, foi realmente asfixia, a polícia descartou a possibilidade de homicídio, apenas alguns anos, quando um laudo mais concreto apontou que a morte foi realmente asfixia.
    Na verdade, não foi relatado, em hipótese alguma que Ed foi o responsável pela morte de seu irmão, até porque a mãe, Augusta, não dava a devida atenção para seus filhos, sobrando apenas para Ed o contato fraternal do irmão. Mas como Ed encontrou o corpo do irmão e a causa do incêndio ainda permanecem um mistério.
    Algo que também não foi relatado, é que, quando Ed Gein fora preso, os registros do seu primeiro interrogatório, feito pelo policial Art Schley, não fora usado em seu julgamento, pois Schley ao interrogar Gein usou da força bruta, causando ferimentos na cabeça o que levou a ser considerado uma internação imediata em uma ala psiquiátrica, pois Gein foi considerado não são o suficiente para o julgamento. Os companheiros do policial Art Schley, que também participaram da investigação, relataram que Schley estava traumatizado com o horror dos crimes, por isso sua ação violenta para com Gein. Um mês depois do julgamento de Ed, Schley sofreu de parada cardíaca, falecendo.

    ResponderExcluir
  21. O filme Psicose,de ALFRED HITCHCOCK,também foi inspirada neste louco de ED GEIN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o filme foi inspirado na Família Sawyer/hewitt

      Excluir
  22. sinceramente, recentemente assisti um filme conhecido como massacre da serra elétrica, o antigo, porque o novo que tenho conhecimentos não tem tantas informações sobre a história de thomas hewitt, e se vocês assistirem, mostra cenas de policiais entrando na fornalha da casa, onde aconteciam o massacre. Acredito também que thomas possuia uma doença de pele, é tanto que também mostra ele costurando o rosto de suas vítimas para colocar no seu, fazendo tipo uma máscara. Só que nesse filme conta a história de 5 jovens que iriam para um show de uma banda de rock. Acho que esse cara aí ta morto, pensamos bem... Quantos anos ele tinha quando começou com os massacres? e quantos anos ele tinha quando fez esse massacre com os tais jovens? de 1973 para 2015? Exatamente 42 anos... somando com a idade ''x'' daquela época, que por acaso não sei... daria um número meio que um pouco grande. Acredito que ele ja esteja morto... É uma história bem interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katarina, o massacre realmente não existiu. Aquele video em preto e branco e os anuncios de baseados em fatos reais é puro marketing. Hoje em dia com a maior biblioteca já criada chamada Google, vc deveria saber disso. O que aconteceu e que contribui pra essa confusão, é que os roteristas se basearam vagamente no assasino Ed Gein, que na decada de 50 matou duas mulheres e desenterrou vários corpos para fazer mascaras de pele e móveis doméstico. Todo o resto, a familia, os jovens, a moto-serra não aconteceram. Pesquise no google sobre o filme e verá sua burra.

      Excluir
  23. Levando em conta varias teorias, Ed Gein foi inspiração para Jame Gumb (O Silencio dos Inocentes 1991), sendo assim, a inspiração de Latherface partindo de Thomas Hewitt (Posso estar errado)...Enfim, isso é bom para os fãs do gênero.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Uma breve mensagem dos nossos patrocinadores

TORNE-SE UM GUITARRISTA INCRÍVEL EM POUCO TEMPO EM UM CURSO 100% ONLINE

Se você é apaixonadx por Rock N' Roll, ou sempre quis aprender a tocar guitarra, essa é a sua chance de se tornar um grande guitarrista em pouco tempo nesse curso que é 100% online!

Você pode estudar no conforto da sua casa, fazer o seu horário de estudos, sem preocupação, e o que é melhor, por um preço que cabe no seu bolso.

Bom demais pra ser verdade? Acredite, pois aqui no Doce Psicose é possível!

Torne-se o novo Jimmy Hendrix com esse curso sensacional clicando aqui!