Sessão BizaRock

SESSÃO BIZAROCK

Terror, bizarrices e muito Rock N' Roll na nossa sessão BizaRock! Clique na imagem e confira!

Slide # 2

COMO TIRAR FOTOS DE FANTASMAS

Quer saber como capturar um fantasma em foto? Leia o nosso guia e aprenda!

Slide # 3

SAD SATAN, O JOGO DEMONÍACO DA DEEP WEB

Conheça o jogo Sad Satan, um game apavorante que surgiu na Deep Web e está deixando os internautas de cabelo em pé.

Slide # 4

SANATÓRIO DE WAVERLY HILLS

Conheça o assombrado sanatório de Waverly Hills, alvo de investigações e motivo de pavor para muitos americanos.

Slide # 5

SESSÃO BY CLAIRE THOUSAND'S

Leia contos, creepypastas e outros trabalhos de autoria da autora do blog.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Especial de Halloween: Biografia de Tim Burton


E aí, psicóticos! Como estão? Bom, como amanhã é Dia das Bruxas, ou Halloween, hoje resolvi fazer uma postagem especial sobre um dos grandes cineastas do terror e fantasia: Tim Burton.

Famoso por seus filmes e animações no melhor estilo gótico, ele é considerado um ídolo para os amantes dessa cultura. É impossível falar de Tim Burton e não se lembrar de alguns de seus personagens marcantes, como Jack Skellington (Nightmare before Christmas), Edward mãos de tesoura, a Noiva Cadáver, entre vários outros.

Por isso, você acompanha agora a biografia de Tim Burton.

BIOGRAFIA

Timothy William Burton é o primeiro filho do casal Bill Burton e Jean Erickson. Desde pequeno ele se interessou por histórias macabras e crimes sangrentos. Suas paixões eram a pintura, o desenho e o cinema, principalmente os filmes de monstros e de terror.

Quando jovem universitário, ingressou no Instituto de Artes da Califórnia (EUA), dedicado a jovens interessados nas técnicas de animação. Durante seu período nesse instituto, foi contratado pelos Estúdios Disney para colaborar em filmes e projetos.

Entre seus primeiros projetos pessoais encontra-se uma animação de cinco minutos em homenagem ao ator Vincent Price, seu herói de infância. O filme o aproximou de Price e eles mantiveram uma profunda amizade até a morte do ator, em 1993. O curta-metragem foi recebido de maneira elogiosa pela crítica. Dois anos depois, ele faria um novo curta, dedicado ao personagem Frankenstein.

Abaixo, está o primeiro curta-metragem de Tim Burton, Vincent (1982):


Seu primeiro longa-metragem como cineasta independente foi "As Grandes Aventuras de Pee-wee". A seguir, depois de dirigir episódios de uma série de tevê inspirada em Alfred Hitchcock, ele realizou seu segundo longa, "Os Fantasmas se Divertem", em 1988, inspirando-se em um fantasma repulsivo e excêntrico: Beetlejuice.

Em 1989, Burton receberia a proposta de dirigir um longa dedicado ao personagem Batman. Apesar dos problemas enfrentados durante a filmagem, "Batman - o Filme", com Jack Nicholson no papel de Coringa, foi um grande sucesso. Em 1992, o diretor faria "Batman - o Retorno", outro grande sucesso de bilheteria.

Terror e goticidade

A seguir, em 1990, Tim Burton realizaria "Edward Mãos de Tesoura", que seria o início de sua longa e frutífera parceria com o ator Johnny Depp. E, depois, "O Estranho Mundo de Jack", "Ed Wood" (sua homenagem ao diretor de filmes de terror B de Hollywood), "Marte Ataca!" (uma sátira dos filmes de ficção científica) e "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" (baseado em um conto do escritor norte-americano Washington Irving).

Jack Skellington, personagem do longa "O estranho mundo de Jack" (Nightmare before Christmas), um dos maiores sucessos de Tim Burton.

Burton começaria o século 21 com "O Planeta dos Macacos" (uma refilmagem niilista do original realizado em 1968). A seguir, filmou "Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas" (que recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro e apresenta o ator Albert Finney no papel principal), "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (outra refilmagem de sucesso), "A Noiva-Cadáver" (animação inspirada em um conto da tradição russo-judaica) e "Sweeney Todd - o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet" (baseado no consagrado musical de Stephen Sondheim, o genial compositor e letrista da Broadway).

Influenciado pelos filmes de terror, pela literatura gótica e pelo expressionismo alemão, Burton construiu uma obra reverenciada em todo o mundo.

Tenha bons sonhos, se puder...

0 comentarios:

Postar um comentário