Momo


O "Desafio da Momo" ou "Desafio Momo" (em inglês, Momo Challenge) é um boato, ou uma lenda urbana, sobre um desafio espalhado nas redes sociais e mensagens instantâneas, sobre o aparecimento de uma boneca durante vídeos infantis e, também sobre um usuário chamado "Momo" (inspirado na escultura Mãe Pássaro) que incentivaria crianças e adolescentes a realizar tarefas perigosas, que incluíam ataques violentos e suicídio.

Apesar de em 2019 ter-se afirmado que o fenômeno havia atingido proporções mundiais em julho de 2018, o número de queixas reais era relativamente pequeno e nenhuma agência policial confirmou que alguém tenha sido diretamente afetado. A conscientização do suposto desafio aumentou em fevereiro de 2019, após a Polícia da Irlanda do Norte publicar uma advertência pública no Facebook e a personalidade americana Kim Kardashian postar no Instagram um story pedindo que o YouTube removesse os vídeos que apareciam a Momo.

As autoridades brasileiras não confirmaram nenhum caso ligado a este desafio. Em julho de 2018, a organização nacional SaferNet foi abordada por pais preocupados e, advertiu que este é apenas um dos vários esquemas para extorquir dinheiro e informações das pessoas. Em março de 2019, houve um ressurgimento do fenômeno no Brasil; alegava-se que o desafio aparecia na plataforma YouTube Kids, embora não haja indício da existência do vídeo original.

Contexto e reação

O Desafio da Momo ganhou atenção pública em julho de 2018, quando foi notado por um youtuber, ReignBot. Tendo adolescentes como público-alvo, pessoas que se apresentam como "Momo" em mensagens do WhatsApp tentam convencer estes a contatá-las através do celular, semelhante a outros "desafios" da Internet, como o da Baleia Azul, onde os jogadores são instruídos a realizar uma sequência de tarefas, e a recusa em executá-las era respondida com ameaças. As mensagens são acompanhadas por imagens assustadoras ou sangrentas.

Embora as autoridades não tenham confirmado nenhum dano físico causado diretamente por este "desafio", forças policiais e administrações escolares em vários continentes emitiram alertas sobre o Desafio da Momo e reforçaram conselhos comuns sobre segurança na Internet. O WhatsApp está incentivando seus usuários a bloquear números de telefone envolvidos nessa prática e relatá-los à companhia.

Ao comentar sobre os numerosos rumores de suicídio relacionados ao Desafio da Momo, especialistas em segurança na web e folcloristas que estudam lendas urbanas afirmaram que o fenômeno é provavelmente um caso de pânico moral: uma farsa sensacionalista alimentada por relatos sem verificação na mídia. Benjamin Radford diz que "o Jogo da Baleia Azul e o Desafio da Momo têm todas as características de um pânico moral clássico", "alimentado pelo medo dos pais em querer saber o que seus filhos estão fazendo. Há um medo inerente em relação a o que os jovens estão fazendo com tecnologia". Em setembro de 2018, a maioria dos números de telefone associados a "Momo" estavam fora de serviço. O fundador do site de verificação de fatos Snopes, David Mikkelson, duvida que alguém tenha sido prejudicado e disse que a coisa toda "deve ser principalmente resultado de valentões e pregadores de peças se aproveitando de um mecanismo conveniente para incitar e atormentar jovens vulneráveis, e não uma parte intrínseca de um desafio específico nas redes sociais".

O que será a Momo?

Figura

Uma fotografia de uma escultura de um ubume, produzida pelo artista japonês Keisuke Aisawa na produtora Link Factory, foi popularmente usada para retratar a "Momo". A firma nega qualquer envolvimento com o boato. A escultura tem olhos esbugalhados e uma boca semelhante a um bico. Fotos da escultura foram publicadas on-line abertamente pela primeira vez em 2016. O restante da escultura, nem sempre mostrado pelos relatos da "Momo" ou pela mídia, consiste em um corpo pequeno, careca e parecido com uma galinha, com pés de ave e seios humanos.

As primeiras notícias afirmando que a imagem era de uma escultura da artista japonês Midori Hayashi mostraram-se incorretos. Hayashi indicou que a obra não era dela, e os usuários da Internet identificaram Aisawa como a fonte correta. Aisawa confirmou em março de 2019 que a escultura havia sido jogada fora em 2018, depois que seu material, borracha e óleos naturais apodreceram.

---

Minha opinião? A Momo foi uma provável tentativa de se criar uma creepypasta real, como eu fiz com o Haunteduser na creepy do Transformice. Mas como a juventude hoje em dia infelizmente tem sofrido cada vez mais com transtornos depressivos, é preciso ficar alerta a esse tipo de coisa, já que coisas assim se aproveitam da fragilidade de uma pessoa depressiva para incitá-la a se ferir.

Tenha bons sonhos, se puder...

Comentários

Postagens mais visitadas

Uma breve mensagem dos nossos patrocinadores

TORNE-SE UM GUITARRISTA INCRÍVEL EM POUCO TEMPO EM UM CURSO 100% ONLINE

Se você é apaixonadx por Rock N' Roll, ou sempre quis aprender a tocar guitarra, essa é a sua chance de se tornar um grande guitarrista em pouco tempo nesse curso que é 100% online!

Você pode estudar no conforto da sua casa, fazer o seu horário de estudos, sem preocupação, e o que é melhor, por um preço que cabe no seu bolso.

Bom demais pra ser verdade? Acredite, pois aqui no Doce Psicose é possível!

Torne-se o novo Jimmy Hendrix com esse curso sensacional clicando aqui!