Dica de Game: American McGee's Alice


INTRODUÇÃO

American McGee's Alice foi lançado pela EA Games em conjunto com a Rogue em 6 de outubro de 2000 baseado no motor do Quake III Arena. O jogo conta a história de quando Alice, já adulta, retorna ao país das maravilhas. A razão de seu retorno possui variações: Alice com os pulsos cortados, ou no manicômio quando recebe a visita do coelho branco. Porém, o País das Maravilhas já não é o mesmo: a atmosfera é sombria, os personagens são assustadores, além da trilha sonora.

Apesar de se basear em um conto infantil, o designer-chefe American McGee's criou um jogo extremamente violento. Alice chega a usar facões, bombas e magias disfarçados de brinquedos para destruir seus inimigos. Foi um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, atingindo cerca de 1 milhão de cópias em 3 meses.

SINOPSE

Alice é uma menina órfã que teve seus pais mortos em um incêndio quando criança. Após a tentativa de cometer suicídio cortando os pulsos, se tornou catatônica e fica institucionalizada no Asilo Rutledge. Anos mais tarde, o Coelho Branco convoca Alice a fazer a uma alteração radical no País das Maravilhas, sob a regra da despótica Rainha de Copas.

REPRESENTAÇÃO DO CONTO NO GAME

O jogo apresenta uma definição de consideravelmente o País das Maravilhas mais macabro do que a imagem original de Lewis Carroll, agora sob o comando da (aparentemente alienígena) Rainha de Copas. O País das Maravilhas é consideravelmente uma criação da mente de Alice, que tem sido corrompida por sua insanidade,desde o incêndio ocorrido em sua casa.

O novo País das Maravilhas é composto de nove províncias. A primeira província é Aldeia dos Castigados, a casa dos Gnomos Lanternas. A Aldeia os Castigados é composta de uma rede de túneis e de cavernas, patrulhadas pelos guardas da Rainha. Para além da aldeia, existe no subterrâneo, a Fortaleza de Portas, onde a principal atração é uma escola de dementes e crianças inofensivas. Dentro da escola reside um antigo livro de receitas e poções mágicas. Nele há poções, venenos, e ensina a invocar um demônio.

"Travessia do País das Maravilhas" é um mapa do mundo bruto, a partir da então desconhecida paisagem da fortaleza, fica o Vale de Lágrimas. É neste ponto que alguns amigos de Alice, a Falsa Tartaruga e Bill McGill, o lagarto, bem como a aparentemente canibal Duquesa residem. Para além dos gigantes rios que corre ao longo de todo o percurso, existe também um local acessível para o castelo da Rainha, através de um submarino no interior da casa de Bill McGill, embora esta também seja devidamente selada até a Duquesa morrer.

Para além do Vale de Lágrimas existe o Bosque de Maravilhas, uma das maiores regiões no jogo. A zona é inicialmente preenchida por lagoas, falésias e cogumelos, em que Alice pode usar para saltar de patamar a patamar, mas muito mais fundo no bosque é uma região de rochas e magma. Esta seção leva a várias novas regiões, incluindo a Gruta do Oráculo, o Palácio Real, o Lar do Jabberwocky e o Labirinto Majestoso. A Gruta do Oráculo é o lar de uma entidade que pode prever o futuro e dar conselhos, que revelou mais tarde que era a Centopeia (embora não seja a primeira vez na história da franquia que ele é retratado como tal).

As configurações do Palácio Real fazem uma transição para a superfície de um tabuleiro de xadrez, usado como atalho na transição das histórias de "País das Maravilhas" para "Através do Espelho", levando para o Castelo Branco, que é o lar das gigantescas peças. As peças Brancas tem interesse em aderir Alice na luta contra as peças Vermelhas, que faz uma bela mudança na garota.

Também existe uma versão distorcida do Asilo de Rutledge. É dirigida por TweedLe Dum e TweedLe Dee. Mais adiante, existe a casa (ou um laboratório) do Chapeleiro Maluco, que faz lobotomias e trocas de membros por máquinas, utilizando a tortura, assim como se ocorreu à Lebre de Março e o Dormundongo.

O caminho para o Lar do Jabberwocky se deve na terra de fogo e enxofre, uma região vulcânica do País das Maravilhas. É aqui que reside o terrível semi-mecânico da Rainha de Copas Jabberwock.

Queensland ou Ilha da Rainha é a última província, no que se situa o Palácio de Copas, onde vive a Rainha de Copas, guardas, boojums, e outros membros do exército. Nota-se tentáculos e outros apêndices em cada parede do palácio.

ANÁLISE

O game literalmente acaba com a sua infância! Toda a meiguice da Alice e do conto é totalmente transformada num ambiente macabro e sombrio. E não, isso não é ruim.

No conto infantil, o País das Maravilhas foi um lugar criado na mente de Alice enquanto dormia. O game retrata um grande trauma em sua mente, já depois de crescida, o que consequentemente transformou o País das Maravilhas em um lugar triste, de angústias e dor. Isso foi um idéia genial, tendo em vista o estado e a "nova mente" de Alice, transformando o game que, embora tenha um tema infantil, em algo totalmente voltado ao público adulto.

Embora o foco do jogo seja um País das Maravilhas mais gótico, a essência do clássico infantil não é esquecida, o game possui vários personagens e elementos do conto, como o gato, o coelho branco, o chapeleiro maluco e a rainha de Copas.

Os gráficos e a jogabilidade possuem uma interação realística, com armas e objetos de luta. A interação com os personagens no decorrer do game auxilia o jogador, mas não torna o jogo mais fácil, mas sim desafiador.

Confira abaixo alguns gameplays do game:




Tenha bons sonhos, se puder...

Comentários

  1. Esse jogo é simplesmente lindo (algumas poucas vezes enjoativo) mas, lindo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Uma breve mensagem dos nossos patrocinadores

TORNE-SE UM GUITARRISTA INCRÍVEL EM POUCO TEMPO EM UM CURSO 100% ONLINE

Se você é apaixonadx por Rock N' Roll, ou sempre quis aprender a tocar guitarra, essa é a sua chance de se tornar um grande guitarrista em pouco tempo nesse curso que é 100% online!

Você pode estudar no conforto da sua casa, fazer o seu horário de estudos, sem preocupação, e o que é melhor, por um preço que cabe no seu bolso.

Bom demais pra ser verdade? Acredite, pois aqui no Doce Psicose é possível!

Torne-se o novo Jimmy Hendrix com esse curso sensacional clicando aqui!