Yuki-onna


Yuki-onna (Mulher da Neve) é um espirito ou youkai visto no folclore japonês. Segundo algumas outras lendas, ela seria originária de uma princesa da lua. Cansada da vida nos céus, esta donzela desceu sobre uma nevasca a fim e investigar a Terra. Não podendo retornar, foi amaldiçoada e não pode voltar a Lua. Sendo assim, ela poderia aparecer somente em noites de lua cheia, quando a neve é mais profunda.

Yuki-onna aparece como uma mulher alta e bonita, com longos cabelos, nas noites de neve. Sua pele é de palidez desumana ou mesmo transparente, fazendo com que ela se misture na paisagem de neve (como é descrito na mais famosa Kwaidan Hearn: Histórias e Estudos de coisas estranhas). Ela às vezes usa um kimono branco, mas outras lendas descrevem-na como uma mulher nua, com apenas o rosto, cabelo, e pelos na região pubiana destacando-se contra a neve.

Ela é vista em lendas por diversos casos, mas quase todos é de que ela é bela, voa e encanta os homens nas nevascas, fazendo eles se perderem e morrerem de frio. Mas há casos, no próprio folclore, que dizem que seu canto foi usado para ajudar pessoas e acharem a saída de uma nevasca, revelando aos viajantes que se encontram presos em tempestades de neve e usa a respiração de gelo para deixá-los como cadáveres revestidos.


Até o século XVIII, ela foi retratada como o mal. Hoje, porém, isso vem mudando por causa de histórias que mostram-na, muitas vezes, mais humana que falando de sua natureza fantasmagórica e beleza efêmera.

Embora muitas vezes pensem que ela sai apenas durante tempestades de neve em lua cheia, em algumas regiões, acredita-se que a neve serve para fazer sua aparição em uma data fixa. Na área da província de Iwate Tono, ela aparece na koshogatsu (15 de janeiro), no dia de Ano Novo e sai no dia primeiro de fevereiro.

Ela aparece como uma mulher espetacularmente bonita para os homens jovens e congela-os até a morte com seu beijo, transformando-os em blocos de gelo. Outras lendas dizem que ela os faz se perder, então eles simplesmente morrem de exposição ao frio extremo. Outras vezes ela se manifesta, segurando uma criança. Quando uma alma bem-intencionada leva o "filho" dela, ele ou ela será congelado(a) no lugar; ou anda pelo país em busca de crianças perdidas.

Outras lendas a descrevem sendo muito mais agressiva. Nestas histórias, ela, muitas vezes em forma física, invade as casas das pessoas, soprando na porta com uma rajada de vento, para matá-los enquanto eles dormem, embora algumas lendas exigem que ela seja convidada para dentro primeiro. Outros lendas são ainda mais ameaçadoras, a mulher de neve da região de Niigata congela as pessoas até a morte, tira lágrimas e fígados de crianças; em Iwate e Miyagi, ela pode puxar para fora sua alma; e em Ibaraki, ela grita aos transeuntes e empurra-os em barrancos se for ignorada. Em Aomori, ela assume o caráter da ubume fantasma mãe, perturbando as pessoas para segurar o seu filho, e, quando se negam, ela então se torna tão grande que pode esmagar o homem.

Tenha bons sonhos, se puder...

Comentários

  1. Nossa, tanta versão, que não se sabe qual é a mais apropriada...

    ResponderExcluir
  2. Putz, tem um jogo de snes da Yuki-onna e eu adoro por sinal! oO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Uma breve mensagem dos nossos patrocinadores

TORNE-SE UM GUITARRISTA INCRÍVEL EM POUCO TEMPO EM UM CURSO 100% ONLINE

Se você é apaixonadx por Rock N' Roll, ou sempre quis aprender a tocar guitarra, essa é a sua chance de se tornar um grande guitarrista em pouco tempo nesse curso que é 100% online!

Você pode estudar no conforto da sua casa, fazer o seu horário de estudos, sem preocupação, e o que é melhor, por um preço que cabe no seu bolso.

Bom demais pra ser verdade? Acredite, pois aqui no Doce Psicose é possível!

Torne-se o novo Jimmy Hendrix com esse curso sensacional clicando aqui!